Seja bem vindo!

Nova Canaã

Home
Fique por Dentro

# 5 coisas que você precisa saber sobre a arroba do boi

POR: Fortuna Nutrição Animal

Aprenda a calcular corretamente a arroba do boi e obtenha informações essenciais para te ajudar na tomada de decisões

Um termo bastante conhecido entre os pecuaristas é a arroba do boi. Apesar de muitos não compreenderem o motivo do seu uso, fato é que é fundamental estar familiarizado com ela. Afinal, a arroba do boi é a unidade de medida utilizada na pesagem da carcaça dos bovinos, influenciando diretamente a receita da fazenda ou sítio. Os produtores estão constantemente buscando aumentar o peso dos animais, buscando um melhor preço da arroba. Mas para que isso realmente aconteça, é preciso saber calcular corretamente o peso do animal e de sua carcaça. Essas informações e outras que você vai encontrar abaixo, são essenciais para determinar valores e ajudar na tomada de decisão, especialmente no que diz respeito à negociação.

O que é?

A arroba do boi é uma medida de origem árabe. Ela é utilizada por vários países, inclusive o Brasil, para medir o peso da carcaça do gado. Ou seja, esse cálculo inclui apenas a carne e os ossos, não levando em consideração sangue, couro, sebo, miúdos, patas, cabeça, entre outros. Geralmente, o resultado corresponde à metade do peso vivo (peso total) do animal. Já que, após o abate, aproximadamente 52% do peso bruto é aproveitado nos bois e 50% nas vacas adultas. Porém, este valor pode ser maior ou menor de acordo com o sistema produtivo adotado e ponto de abate escolhido.

Como é calculada?

O cálculo da arroba do boi é bastante simples, mas antes de te ensinar a fazer essa conta, é preciso explicar os seguintes valores de referência:

  • Rendimento da carcaça: é a porcentagem de aproveitamento de carcaça em relação ao peso vivo total do animal;
  • Arroba de peso vivo: calculado quando o peso total do animal é dividido por 30, ou multiplicado por 50% (valor do rendimento de carcaça que pode variar) e dividido por 15;
  • Arroba de carcaça: calculado quando o peso da carcaça é dividido por 15. Esta é a forma correta de se expressar a arroba.

Sendo assim, a arroba deve sempre ser calculada em relação ao peso da carcaça do animal. Quando este peso for desconhecido temos por convenção considerar rendimento de carcaça de 50% para calcular a carcaça do animal. Obtido o peso da carcaça deve-se dividir o resultado por 15, para obter a medida de arroba correta.
Exemplo1: Supondo que um animal pesa 300 kg na entrada de um confinamento (carcaça desconhecida), esse valor deve ser multiplicado por 50% (0,5). O resultado dessa conta é 150 e esse número deve ser dividido por 15, obtendo 10 arrobas.

Exemplo2: Supondo que um animal foi abatido com 520 kg e o rendimento de carcaça deu 54%, esse valor deve ser multiplicado por 54% (0,54). O resultado dessa conta é 280,8kg e esse número deve ser dividido por 15, obtendo 18,72 arrobas.

Como melhorar o rendimento de carcaça?

Você já sabe que o valor da arroba depende diretamente do rendimento de carcaça. Existem vários fatores que podem influenciar no resultado final, como raça, idade, genética, sexo, proporção de ossos, cabeça, estatura, taxa de acabamento, sistema produtivo, tempo de cocho e manejo adotado no curral (vacinação, desverminação, embarque). Em alguns casos, como o sexo, não há muito o que o produtor possa fazer. Porém, existe uma solução que você pode aplicar agora mesmo na sua propriedade para aumentar o peso dos seus animais: investir na nutrição e na melhoria do manejo de curral.

Uma alimentação balanceada, aliando pastagem e rações com suplementos específicos para as necessidades do seu animal é uma das principais formas de garantir que ele tenha energia, proteínas, minerais e vitaminas e ganhe peso de maneira saudável. Afinal, dessa forma, o produtor consegue oferecer as porções corretas de nutrientes que o rebanho precisa, tanto nas águas, quanto no período da seca.

Juntamente com a água potável e o manejo adequado, oferecer rações e suplementos específicos para o rebanho é fundamental para atingir suas metas de peso e arroba. A Fortuna Nutrição Animal possui diferentes produtos de alta qualidade para atender todas as necessidades da sua propriedade.

Clique aqui e conheça nossos produtos.

Fonte: Assessoria Fortuna Nutrição Animal

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Veja também

Blog
2 de março
# Manejo Nutricional na Desmama
Entende-se por desmame, o processo de separação do bezerro de sua mãe, uma vez que …
Saiba mais
Notícias
10 de fevereiro
Acrimat Dicas da Pecuária: Pastejo Rotacionado e integração lavoura-pecuária-floresta – Daniel Wolf
O pecuarista Daniel Wolf, de Nova Canaã do Norte, trouxe algumas dicas de pastejo rotacionado …
Saiba mais