Seja bem vindo!

Nova Canaã

Home
Fique por Dentro
  • Notícias

A Pecuária do Futuro exige novas técnicas e tecnologias, além de melhor gestão do tempo e de pessoas

Trabalhar com mais eficiência e menos esforço físico no campo, aprendendo a gerenciar o tempo e as pessoas, bem como implantar técnicas e tecnologias para aprimorar a produção. Estes foram alguns dos assuntos discutidos no 2.º Grande Encontro da Fortuna, realizado dias 21 e 22 de setembro, na Fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte (MT). O evento também apresentou as tendências do setor para os próximos anos e trouxe como novidade a oferta de mentorias aos pecuaristas, que é um atendimento especializado para troca de experiências.

A mentoria teve como foco três temáticas distintas: gestão de pessoas, gestão do tempo e inovação. O diretor da PSLM Agropecuária, Bento Gonzaga, foi um dos mentores de inovação e destacou a importância da união dos três assuntos. “São três temas cumulativos no caminhar da produção. É importante gerenciar o tempo, seus funcionários, e se conseguir fazer isso por meio da tecnologia, juntando estas três ideias das mentorias, você consegue alcançar resultados melhores e mais rápidos. Eu participei falando um pouco sobre o AgriWebb, que é um aplicativo que permite controlar a fazenda toda por equipamentos móveis como tablets ou celulares. É uma tendência, uma praticidade muito grande”, destaca.

E não há como falar em competitividade sem investimentos justamente em tecnologia. O superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, e também coordenador da rede de inovação Agrihub, Daniel Latorraca, palestrou sobre a agricultura e a pecuária na Era digital. “O evento da Fortuna foi uma oportunidade de compartilhar em que momentos estamos vivendo, quais os impactos e os benefícios dessa época para os produtores e pecuaristas. Precisamos estar atentos às tecnologias e utilizar o que for possível para acompanharmos a constante evolução do setor para nos mantermos competitivos”, afirma.

Tempo é dinheiro

Entre as palestras oferecidas, a de gestão do tempo apresentou dicas importantes sobre como usar melhor este recurso não renovável. “A palestra teve como objetivo principal ajudar as pessoas para que elas consigam fazer aquilo que é importante para elas. É da natureza humana a procrastinação, mas se colocarmos um pouco de planejamento e nos livrarmos dos ladrões de tempo, como o uso do celular para atividades externas ao trabalho, é possível aumentarmos enormemente a chance de alcançarmos os objetivos que precisamos. É essencial que as pessoas usem melhor esse recurso não estocável chamado tempo”, orienta o consultor Alan Sant`Anna.

A culpa é do líder

Sobre gestão de pessoas na empresa pecuária, o zootecnista e mestre em produção animal, Antônio Chaker El-Memari Neto, destacou as atitudes ligadas ao líder. “A pecuária está mudando, então o líder tem que mudar também. Na minha palestra eu tratei daquelas atitudes ligadas ao líder, o dono da fazenda, do que fazer para atrair, manter e motivar as pessoas para conquistar os melhores resultados. A pecuária é uma atividade incrível, com alta possibilidade de lucro, mas nem sempre acontece isso, por conta da atitude do dono, o dono é quem define o lucro da fazenda”, explica.

A Pecuária do Futuro também está atrelada ao conhecimento de técnicas. A importância do manejo de suplementação foi abordada por Daniel Meneses. Segundo ele, é fundamental conhecer não só o que dar para os animais, mas como dar. “Nossa fala foi para os vaqueiros e capatazes, e entre os assuntos abordados falamos sobre a importância de fazermos o melhor dentro da realidade que a gente vive para que quando estivermos em melhores condições, possamos fazer ainda mais”, destaca.

Opinião de quem entende

Hoje os pecuaristas estão cada vez mais conscientes sobre as mudanças que precisam acontecer dentro do sistema produtivo. O palestrante Thiago Prado, que falou sobre terminação intensiva a pasto, também abordou esta questão: “o pessoal está aderindo a ideia de melhoria, de mudança, essa ideia revolucionária de fazer com que a produtividade venha em primeiro lugar e juntamente com ela a lucratividade de toda a atividade pecuária. Eu vejo que essas mudanças são positivas não só para pecuaristas, mas para as novas gerações que estão chegando”, comemora.

Para o diretor de relacionamento da JBS, patrocinadora do encontro, Fábio Dias, o evento proporcionou um excelente momento de divulgação da marca. “Foi uma oportunidade especial de passar para os produtores dicas e cuidados. Focamos na apresentação em torno do bem estar animal. Esse é o tema que escolhemos para ser debatido durante o ano, e o evento da Fortuna foi uma das ações mais importantes e efetivas que fizemos durante o ano, relacionado a este tema”, explica.

Os clientes da Fortuna também destacaram a qualidade do evento e a preocupação da empresa, que além de vender produtos de qualidade, também deseja disseminar conhecimento. “Achei muito interessante. É um evento que estimula a parceria duradoura, oferece muito aprendizado, o que  nos motiva a ser parceiros ainda mais fortes, diz Airton Galatto. “A Fortuna é uma empresa que se preocupa não só em vender o produto, mas em desenvolver isso que participamos no evento. É a única empresa da região norte do Mato Grosso que faz isso”, ressalta.

Agora, a Fortuna Nutrição Animal já começa a preparar o próximo evento e com mais novidades. “Neste ano inovamos no formato, oferecendo mentoria aos pecuaristas e um momento de lazer e descontração aos familiares dos vaqueiros e capatazes. Ano que vem vamos inovar ainda mais e o público pode esperar um evento com mais informações e com novidades da nossa empresa”, comemora Daniel Wolf, diretor da Fortuna Nutrição Animal.

Sobre a Fortuna

Localizada em Nova Canaã do Norte, e atendendo à região Norte do Mato Grosso, a Fortuna é uma empresa referência em nutrição animal e inovação. É especializada em produtos como rações, suplementos, proteinados e núcleos para todas as fases de vida dos animais. A Fortuna acredita na pecuária e em seu desenvolvimento sustentável, por isso investe sempre na qualidade técnica de sua equipe de campo. A renomada Fazenda Gamada, onde a Fortuna nasceu, já recebeu diversos prêmios e foi destaque em vários veículos de comunicação, como a Revista Exame e o jornal norte-americano Washington Post.

Fonte: Assessoria Fortuna Nutrição Animal

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Veja também

Nova canaã

Conhecemos os desafios do campo porque também somos produtores. Especializados em nutrir seu rebanho com muita tecnologia, inovação e produtos de alta qualidade.

Nossa Fábrica

Rodovia MT 320, km 193
Nova Canaã do Norte – MT
CEP 78515-000

(66) 3551-1280

Contato

nas redes