Seja bem vindo!

Nova Canaã

Home
Fique por Dentro
  • Artigos

A sustentabilidade no Agronegócio

Ser sustentável significa suprir suas necessidades, sendo cuidadoso com os recursos naturais, garantindo a preservação do meio ambiente. Esse tema já é tendência há algum tempo e todos os setores buscam formas de integrá-lo ao cotidiano. O mesmo acontece com o Agronegócio. Inclusive, por ser um importante setor, que gera renda e empregos em todo o mundo, é fundamental unir a preservação da natureza com uma alta produtividade, de maneira rentável. Mas como a sustentabilidade no Agronegócio se aplica e quais práticas você pode adotar na sua propriedade? Confira a seguir.

O que é economia verde?

Esse termo, criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, tem como principal pauta a criação de uma economia com baixa emissão de carbono, que utiliza recursos naturais de forma inteligente e que também é inclusiva no âmbito social. Ela surgiu com o objetivo de gerar um bem-estar na humanidade, contribuindo para a igualdade social e, principalmente, diminuindo riscos ambientais. Afinal, foi compreendido que para de fato alcançar a sustentabilidade, é fundamental ter um modelo de economia que seja compatível com essa iniciativa.

Exemplos de práticas que podem ser implantadas na sua propriedade

Manejo e recuperação de pastagem

Uma das principais formas de contribuir para a sustentabilidade no Agronegócio é realizar o manejo correto e recuperação da pastagem. Conforme a pastagem se degrada, a liberação de Carbono para a atmosfera aumenta. Por esse motivo, é recomendado recuperar o lote, ao invés de migrar para outras áreas. Além de fazer a manutenção do solo, também deve-se buscar sementes adequadas para o local. Como consequência, o produtor consegue aumentar a produtividade da pastagem e o desempenho de seus animais.

Destinação de resíduos

Dar um destino correto para os resíduos dos animais é imprescindível para evitar a poluição de recursos naturais. Nos casos de criação a pasto isto acontece naturalmente pois os nutrientes das fezes e urinas dos animais são facilmente reciclados pelas pastagens, renovando desta forma, os ciclos de nutrientes. Em confinamentos é fundamental dar destino tanto aos efluentes dos currais (água da chuva misturada com fezes e urina) através de tanques de decantação, assim como dar destino também às partículas sólidas de fezes já em processo de decomposição microbiana. Para tanto, pode-se utilizar técnicas de compostagem ou de cura do esterco dos animais, tornando-o mais biodisponível e utilizável como biofertilizantes. 

Rastreabilidade

Rastrear o gado também é uma forma de contribuir para a sustentabilidade no Agronegócio, especialmente do ponto de vista social. Isso se deve pelo fato de que a rastreabilidade mune o produtor de informações importantes, fornecendo um histórico do animal e garantindo a segurança alimentar. Sendo assim, é possível saber a origem do alimento e os processos que foram utilizados. Além disso, rastrear o rebanho também é vantajoso em termos de saúde pública, já que em casos de doenças transmitidas pelos animais aos humanos, é mais fácil descobrir a origem da doença e combatê-la com maior eficácia.

Integração da lavoura, pecuária e floresta

Essa é uma das principais tendências de sustentabilidade no Agronegócio. Ao investir em um cultivo que une plantações, criação de animais e espécies de árvores (nativas ou exóticas), os benefícios para o meio ambiente são notórios. A produção de alimentos aumenta, assim como a recuperação das pastagens e a retenção de água no solo. Sem falar que, com esse sistema, o produtor ainda reduz o saldo de produção de carbonos, retendo mais partículas poluentes no trinômio solo/planta/animal. Além disso, o produtor consegue garantir o conforto térmico do animal e tem um aumento na renda, se protegendo de problemas micro-climáticos e também de mercado, respectivamente.

botão: Acesse gratuitamente o e-book ILPF e saiba mais sobre o tema!

Uso de aditivos alimentares melhoradores de eficiência alimentar

Um assunto que poucas pessoas comentam, mas que impacta grandemente no Carbono retido pelo animal no processo digestivo é o uso eficiente dos alimentos que o animal ingere. Calcula-se que um bovino perde cerca de 20% da energia ingerida via produção de gases que são eliminados através das vias digestivas extremas. Toda essa perda é prejudicial ao sistema produtivo (energia desperdiçada e poderia se transformar em mais desempenho) e também ao meio ambiente, tendo em vista que isto soma-se ao carbono eliminado na atmosfera compondo partículas indesejáveis ambientalmente.

O que poucas pessoas falam, mas que é uma solução prática para esse problema, é que os aditivos melhoradores de eficiência alimentar são importantes aliados neste combate ao desperdício energético e poluição ambiental. Dietas ou suplementos que contenham aditivos reduzem de forma considerável estas emissões e sua combinação pode reduzir este problema a próximo de zero.

A Fortuna possui soluções próprias e exclusivas que juntas são altamente eficientes neste assunto. Consulte nossos colaboradores para mais informações. Pergunte sobre a tecnologia PRIME neste processo.

Finalmente, o simples fato de estipular pequenas metas de sustentabilidade já é uma excelente iniciativa que pode ser aplicada na propriedade. É possível, por exemplo, recolher a água da chuva para reaproveitá-la na lavoura e também buscar as melhores formas de reciclar e reaproveitar embalagens. Essas ações podem parecer modestas, mas causam um grande impacto em âmbito nacional e mundial. E se você quer conhecer outras formas de contribuir com o setor, clique aqui e confira algumas das ações realizadas pela Fortuna.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Veja também

Artigos
14 de janeiro
Como deve ser um cocho de creep feeding?
A nutrição do gado é um tema que exige muita atenção do pecuarista, pois ela …
Saiba mais
Artigos
14 de janeiro
Curiosidades sobre a raça Nelore
Se eu pedir para você fechar os olhos e imaginar um boi, é provável que …
Saiba mais

Nova canaã

Conhecemos os desafios do campo porque também somos produtores. Especializados em nutrir seu rebanho com muita tecnologia, inovação e produtos de alta qualidade.

Nossa Fábrica

Rodovia MT 320, km 193
Nova Canaã do Norte – MT
CEP 78515-000

(66) 3551-1280

Contato

nas redes