Seja bem vindo!

Nova Canaã

Home
Fique por Dentro
  • Artigos

Como deve ser um cocho de creep feeding?

A nutrição do gado é um tema que exige muita atenção do pecuarista, pois ela está diretamente ligada aos lucros. É por isso que o creep feeding é uma técnica importantíssima para os pecuaristas que vivem da Cria ou ciclo completo. 

Contudo, essa técnica exige muita atenção na hora de planejar e manejar o cocho. Dessa forma, evita-se problemas relacionados à saúde e nutrição dos animais, melhorando o aproveitamento do produto e garantindo sua ingestão. Para ajudá-lo a entender melhor esse assunto, preparamos um artigo que vai explicar as vantagens dessa técnica, como o cocho deve ser feito e quais os erros que você deve evitar. 

O que é creep feeding?

O creep feeding é uma técnica que usa um cocho exclusivo para os bezerros, de modo a nutri-los e potencializar o peso ao desmame. Existem várias vantagens para esse sistema, o primeiro deles é tornar o desmame menos estressante para o bezerro, isso ajuda a evitar o baixo ganho de peso do animal. 

Ademais, o creep feeding também a ajuda a preservar a vaca pois gradativamente o bezerro fica mais presente no cocho e, na maioria das vezes, reduz a exigência nutricional de lactação da vaca. No rebanho, essa estratégia ajuda a tornar os animais mais uniformes em relação ao peso e, consequentemente, ao preço do mesmo. 

Já em relação às novilhas, o produtor verá que elas poderão gerar mais bezerros, pois a idade a primeira monta é reduzida — isso gera um aumento no número de bezerros na vida útil da vaca. 

As vacas também se recuperam mais rápido quando o bezerro vai mais ao cocho do Creep pois sobra mais nutrientes para a mãe recuperar escore. Isso aumenta o escore corporal e faz com que esses animais tenham mais chances de emprenharem.

Como deve ser o cocho de creep feeding?

Com tantas vantagens, é natural que os produtores desejem implementar o cocho de creep feeding. O primeiro ponto que precisa ser analisado é a localização desse cocho. Ele precisa ficar perto do cocho de sal mineral das vacas e o ideal é que fique ao lado. Assim, os bezerros irão encontrar o cocho de creep feeding ao seguirem as vacas quando elas forem lamber o sal mineral. 

Contudo, as vacas não podem ter acesso ao cocho de creep feeding, já que elas comeriam o suplemento e isso geraria danos à alimentação do bezerro e prejuízos ao produtor. 

Por isso, a altura da cerca deve variar entre 80 e 90 centímetros. Já a largura pode ser de cerca de 2 metros. Na parte de baixo da cerca, recomenda-se colocar um fio de arame liso ou uma proteção de madeira. Isso evita que a vaca entre no cocho de creep feeding se arrastando. 

O cocho da vaca deve ser elevado para evitar que o bezerro acesse ao produto da mãe. Se isso ocorrer o bezerro pode não se habituar ao Creep-Feeding e a técnica não funciona. Portanto, recomenda-se que o cocho fique a uma altura de 130 centímetros do solo que apoia os pés dos animais para garantir que só a mãe vai lamber o mineral.

O material usado na cerca pode variar entre madeira, arame liso com estacas ou metal. O mais importante é que ele seja resistente e que o produtor verifique se as dimensões estão corretas, permitindo que o bezerro entre e a vaca não. 

Qual o tamanho ideal do cocho de creep feeding?

A área de suplementação deve respeitar o tamanho do rebanho. Calcule 1,5 metro quadrado para cada bezerro. Se você tem vinte bezerros, o cocho de creep feeding teria 30 metros quadrados e assim por diante. 

Contudo, deve existir uma distância mínima de dois metros entre o cocho e a cerca. Isso é fundamental para garantir a movimentação dos animais dentro do local e fazer com que o maior número de bezerros consiga ter acesso ao suplemento. 

O espaçamento de cocho deve ser de no mínimo 5 centímetros por bezerro para que todos tenham acesso com revezamento. É importante que o cocho tenha uma cobertura que proteja contra chuvas com uma caída que evite molhar também em chuvas acompanhadas de rajadas de vento. O produto de Creep-Feeding é altamente perecível e se o mesmo molhar deve ser descartado imediatamente pois o consumo do produto pode reduzir bruscamente.

Como deve ser a limpeza do cocho?

A limpeza do cocho é relativamente simples. Deve-se evitar sobras de suplemento, pois elas podem atrair insetos e gerar doenças. O cocho deve ser escovado e lavado com frequência, evitando o acúmulo de saliva dos animais. Isso reduz às chances de contaminação biológica e criação de colônia de bactérias, por exemplo. 

Agora que você entendeu mais sobre cocho de creep feeding vale a pena estudar essa estratégia para ter ainda mais ganho com o seu rebanho. Como vimos, a instalação de um cocho é simples e os resultados dessa suplementação na produtividade é muito grande. Essa técnica pode ser usada por criadores de gado de qualquer raça, inclusive para aquelas que produzem menos leite o que impacta diretamente na nutrição do bezerro. 

Para ter sucesso com o creep feeding o produtor deve contar com produtos de qualidade, aditivos naturais que não agridem o animal, com o melhor custo e benefício e atratividade ao bezerro. A Fortuna Nutrição Animal pode ajudá-lo. Converse com a nossa equipe pelo WhatsApp e descubra como a nutrição adequada pode ser a sua maior aliada na pecuária!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Veja também

Materiais Ricos
14 de fevereiro
Planner 2022 + Checklist de metas
A programação e controle de estoque para cada época do ano é fundamental para um …
Saiba mais
Materiais Ricos
14 de fevereiro
Mini E-Book: Snaplage
Baixe agora nosso material gratuito e confira detalhes dessa prática e como realizar o snaplage!
Saiba mais

Nova canaã

Conhecemos os desafios do campo porque também somos produtores. Especializados em nutrir seu rebanho com muita tecnologia, inovação e produtos de alta qualidade.

Nossa Fábrica

Rodovia MT 320, km 193
Nova Canaã do Norte – MT
CEP 78515-000

(66) 3551-1280

Contato

nas redes