Seja bem vindo!

Nova Canaã

Home
Fique por Dentro
  • Artigos

Conheça os principais microminerais relacionados ao estresse animal

A pecuária é uma atividade dependente de fatores climáticos, mudanças extremas na temperatura podem afetar no desempenho e no manejo dos animais, tais alterações resultam no estresse animal. O termo estresse foi definido pela primeira vez pelo austríaco Hans Selye, em 1936, como o estado do organismo o qual a homeostase é alterada, como resultado de agentes estressores. 

Além dos fatores climáticos, há vários agentes estressores como por exemplo os ligados ao manejo (vacinação), comportamento (dominância entre animais) e a nutrição (mudança de dieta, desmama do bezerro). 

Estratégias nutricionais são efetivas para auxiliar no combate ao estresse, a correta suplementação rica em microminerais possuem efeito positivo na redução do estresse pós desmama principalmente, além de contribuir na melhor resposta imunológica e na reprodução. Os principais microminerais são: cromo, zinco, cobre e selênio. A adição do mineral cromo na fase de cria, é de extrema importância no desempenho reprodutivo, no suporte da imunidade e na produção de leite das vacas. Isso pode significar um aumento no número de bezerros nascidos, desmamados e melhor peso na desmama. Nas fases de recria e engorda, a função desse mineral é bastante significativa na produtividade, no suporte ao aumento da imunidade e consequentemente na saúde do rebanho.

Em condições de estresse há um aumento dos níveis sanguíneos de glicose e do hormônio cortisol, desta forma mobiliza-se as reservas de cromo nos tecidos, melhora na assimilação da glicose, potencializando a ação da insulina e queda dos níveis de cortisol no sangue. A combinação dos microminerais cromo e zinco, melhora a absorção e possuem um efeito positivo contra o estresse, e a deficiência de zinco na gestação pode ter efeito prejudicial na resposta imunológica. Outra combinação é entre cobre e zinco, que controlam a diarreia com sangue, o cobre auxilia na absorção e transporte de ferro e na proteção das células contra o estresse oxidativo. Combater este estresse é de extrema importância na preservação das células responsáveis pela imunidade dos animais.

Já o mineral selênio é essencial para o desempenho reprodutivo, e nas fases de cria e desmame de bezerros com benefícios na imunidade, desenvolvimento do animal, combate ao estresse oxidativo e metabolismo hormonal. Portanto, é necessário aumentar a recomendação de alguns nutrientes para a melhoria da resposta imune sem prejudicar o crescimento e produção.

Neste contexto, a Fortuna desenvolveu o produto Fortuprot Desmama Prime 0.2 para bovinos recém desmamados, esse produto contém quantidades adequadas de cromo orgânico que auxilia na redução do estresse na desmama, melhora a eficiência alimentar e aumenta do ganho de peso, além da adição de zinco e cobalto orgânico e um complexo máx desmama com um mix organo-aminoácido para o desenvolvimento físico e muscular, que aumenta a imunidade e reduz o estresse, melhorando a absorção e reprodução. Também foi desenvolvido o produto Fortuprot Defense Prime 0.3 para bovinos de corte debilitados ou com baixa imunidade. Esse produto contém quantidades adequadas de cromo orgânico que também auxilia na redução do estresse na desmama, melhora a eficiência alimentar, e consequentemente o desempenho dos animais. Já que aumenta as defesas imunológicas do animal através do fornecimento de nutrientes, vitaminas e minerais em quantidades adequadas para ganho e resposta imune.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Veja também

Artigos
14 de janeiro
Como deve ser um cocho de creep feeding?
A nutrição do gado é um tema que exige muita atenção do pecuarista, pois ela …
Saiba mais
Artigos
14 de janeiro
Curiosidades sobre a raça Nelore
Se eu pedir para você fechar os olhos e imaginar um boi, é provável que …
Saiba mais

Nova canaã

Conhecemos os desafios do campo porque também somos produtores. Especializados em nutrir seu rebanho com muita tecnologia, inovação e produtos de alta qualidade.

Nossa Fábrica

Rodovia MT 320, km 193
Nova Canaã do Norte – MT
CEP 78515-000

(66) 3551-1280

Contato

nas redes