Seja bem vindo!

Nova Canaã

Home
Fique por Dentro
  • Notícias

Dia especial aborda viabilidade econômica e ambiental para agricultores

Produtores rurais do município de Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte de Cuiabá), integrantes do Projeto Rural Sustentável e estudantes participaram do Dia Especial sobre Sistema Integração Lavoura Pecuária (ILPF). O evento foi dividido em duas etapas. No período da manhã foram realizadas palestras sobre recuperação de pastagem e sistemas agroflorestais, na Câmara Municipal. De tarde, os participantes visitaram a Fazenda Gamada para conhecer a viabilidade econômica e ambiental do Sistema.

A técnica agropecuária da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Pamella Rúbio, fala que os produtores receberam informações sobre atividades sustentáveis e como aumentar a produtividade na área já existente. O técnico agropecuário da Empaer, Cleverson Braz Mateus, proferiu palestra sobre a recuperação de pastagem enfocando variedades e técnicas a serem feitas desde a coleta de solo para análise laboratorial, germinação, resistência a pragas e doenças, manejos e outros.

O analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Diego Barbosa Alves Antônio, destacou em sua palestra os sistemas agroflorestais, a melhor posição para o plantio das árvores com o objetivo de gerar sombreamento na pastagem e melhoramento nutricional do solo, além de fornecer alimentação para o gado. Segundo o analista, o ILP consiste na diversificação da produção, possibilitando o aumento da eficiência na utilização dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente, a estabilidade de produção e a renda do produtor.

Na Fazenda Gamada, numa área de 100 hectares, foi implantada uma Unidade de Referencia Tecnológica (URT) com o Sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), pela Embrapa Agrossilvipastoril. Conforme Diego, o Sistema Integração já ajudou a recuperar as pastagens e está fornecendo madeira para produção de cercas e para abastecer o forno do secador de grãos.

A Fazenda pertence ao produtor rural Mário Wolf Filho. Durante a visita os participantes foram recepcionados pela pesquisadora e responsável pelos projetos da fazenda, Dheyme Bolson, que relatou as fases de implantação do sistema que trouxe viabilidade econômica e sustentabilidade com o aumento na quantidade de bovinos por hectare.

A técnica Pamella destacou que a fazenda é considerada modelo na região e que abriu as portas para os agricultores familiares conhecerem de perto a integração lavoura e pecuária de forma sustentável. O evento contou com a participação de 41 produtores.

Parceria BID

O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria entre o governo do Reino Unido, o governo do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esta Cooperação Técnica é financiada pelo Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund – ICF) do Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (Defra), tendo como beneficiário o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Empaer é uma entidade cadastrada no projeto e já contribuiu com a recuperação e reforma de mais de mil hectares de áreas de pastagens degradadas nos municípios de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá) e Nova Canaã do Norte. O projeto conta com a participação de 57 produtores rurais que recebem um subsídio ou premiação no valor de R$ 500,00 por hectare, para compra de calcário, adubo e sementes.

O trabalho de recuperação foi iniciado no mês de setembro de 2017, e já foram recuperados 1.007 hectares, o que representa em torno de 80% das áreas de pastagens nos municípios. Essa tecnologia aplicada tem como objetivo reverter a área com a melhoria da pastagem, aumentar o número de animais no pasto e, conseqüentemente, melhorar a rentabilidade do agricultor.

Fonte: Cenário Mt

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Veja também

Nova canaã

Conhecemos os desafios do campo porque também somos produtores. Especializados em nutrir seu rebanho com muita tecnologia, inovação e produtos de alta qualidade.

Nossa Fábrica

Rodovia MT 320, km 193
Nova Canaã do Norte – MT
CEP 78515-000

(66) 3551-1280

Contato

nas redes