Seja bem vindo!

Nova Canaã

Home
Fique por Dentro
  • Notícias

Fazenda Gamada é exemplo de gestão familiar no agronegócio

A fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte, é considerada modelo no desenvolvido da técnica integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e na diversificação da produção. Na propriedade, de 2.420 hectares, estão instalados sistemas iLPF com diferentes configurações e com as espécies florestais eucalipto, pinho cuiabano, teca e pau de balsa. São 800 ha para produção de soja e 400 ha para o milho. Na propriedade também é desenvolvida a pecuária, com 480 cabeças de gado das raças nelore e rúbia galega em regime de confinamento. Além disso, a fazenda possui uma fábrica de ração e suprimento mineral, com produção de 40 mil sacas por mês, comercializadas em toda a região norte de Mato Grosso. Mais do que modelo de diversificação de produção, a fazenda Gamada é exemplo de gestão familiar que dá certo. O proprietário, Mário Wolf, há sete anos conta com a ajuda do filho Daniel Wolf para administrar os negócios da família e é um grande exemplo para os Futuros Produtores do Brasil, que se reuniram sábado (27.07) na fazenda, no terceiro encontro do projeto da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

Segundo Mário Wolf, que além de proprietário da fazenda é presidente do Sindicato Rural de Nova Canaã do Norte, o caminho não foi fácil, mas ele e sua esposa, Loraci Wolf, sempre procuraram levar os três filhos para a fazenda desde criança. “Este assunto sempre foi uma preocupação para nós, que desde cedo trouxemos esta conversa para a família. Nunca cobramos que nenhum deles ficassem na atividade, mas sempre incentivamos, como agora fazemos também com nossos netos. Creio que este projeto ajudará estes jovens, que vivem em uma época onde são inúmeras as possibilidade, a enxergar que o setor também é atrativo e que dar continuidade ao trabalho da família no campo pode ser tão promissor quanto outra carreira qualquer”, afirma Wolf.

“Viajei, estudei e trabalhei fora mas optei por ficar na fazenda com meu pai por vontade própria, pois sempre soube que essa era minha vocação. A dica que deixo aos Futuros Produtores do Brasil é que precisamos nos profissionalizar cada vez mais e entender que nenhuma paixão pode ultrapassar a rentabilidade. Por isso, além de vontade, é preciso se qualificar”, comenta Daniel Wolf.

De acordo com o presidente da Famato, Rui Prado, o futuro do agronegócio depende de jovens capacitados, qualificados e motivados para dar continuidade ao trabalho no setor. “Creio que o projeto Futuros Produtores do Brasil é o mais importante do nosso país hoje em relação à agropecuária, porque estamos construindo o futuro do agro brasileiro. Eu não tive a oportunidade, quando jovem, de participar de um projeto como este e fico muito contente de ver o interesse destes jovens. Recomendo aos pais que engajem seus filhos desde cedo na área, a exemplo da família Wolf que é referência em iLPF e também em gestão familiar”, destaca Prado.

O estudante de agronomia Ivan Moreno Filho comenta que o projeto tem ajudado a melhorar o diálogo dentro de casa. Ele comenta que sempre soube que seguiria os passos do pai pecuarista, mas que agora está tendo a oportunidade de se preparar para o futuro. “Está me ajudando porque estou conhecendo sobre as várias possibilidades do setor, além de receber dicas sobre como passar por todo este processo sem desentendimentos entre a família. A cada encontro levo para a casa os novos conhecimentos adquiridos. Hoje saio daqui com ainda mais certeza de que é possível trabalhar com meu pai e fazer as coisas darem certo”, comenta Ivan Filho.

Para o pai do jovem, Ivan Moreno de Jesus, que é presidente do Sindicato Rural de Paranaíta, o projeto Futuros Produtores do Brasil veio ao encontro do que ele sempre pregou dentro de casa. “Achei que esta iniciativa da Famato e do Senar-MT é muito importante, pois faz despertar dentro das famílias o diálogo sobre a sucessão familiar. Sempre quis que meus filhos seguissem meus negócios e fico muito contente de saber que o Ivan Filho se interessa e está se preparando para o futuro”, destaca Moreno.

Próximo encontro – O quarto encontro dos Futuros Produtores do Brasil será realizado no mês de setembro. Os 30 jovens participantes do projeto visitarão, dia 05 de setembro, o Porto de Santos e no dia 06 de setembro será a vez da Bolsa de Valores de São Paulo, onde receberão informações sobre o mercado de commodities e terão noções de educação financeira e de como funcionam as exportações. Desde o início do projeto, em maio, os participantes estiveram na fazenda Filadélfia, em Campo Verde, onde conheceram mais sobre produção de grãos, algodão e piscicultura. O segundo encontro foi realizado na fazenda Capão de Angico, em Poconé, e abordou a pecuária. O terceiro ocorreu na fazenda Gamada, dia 27 de julho, em Nova Canaã do Norte. Durante todos os encontros, os participantes também aprendem sobre governança familiar com a consultora do projeto, Priscilla Mello, da empresa de consultoria Defamília.

A Famato é a entidade que representa os 87 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato). Para saber mais sobre o projeto, acesse o Facebook: https://www.facebook.com/futurosprodutoresdobrasil.

Fonte: Famato

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Veja também

Materiais Ricos
28 de julho
E-book – Inovação
Baixe nosso E-book e descubra como utilizar a tecnologia para um crescimento lucrativo e sustentável …
Saiba mais
Cases
1 de julho
Ganho de carcaça de 6,41 em arrobas produzidas na Fazenda Polizel
Resultado: Ganho de carcaça de 6,41 em arrobas produzidas. Solução: Fortumix Mais Confinamento e Fortumix …
Saiba mais

Nova canaã

Conhecemos os desafios do campo porque também somos produtores. Especializados em nutrir seu rebanho com muita tecnologia, inovação e produtos de alta qualidade.

Nossa Fábrica

Rodovia MT 320, km 193
Nova Canaã do Norte – MT
CEP 78515-000

(66) 3551-1280

Contato

nas redes