Seja bem vindo!

Nova Canaã

Home
Fique por Dentro
  • Notícias

Integração Lavoura, Pecuária e Floresta no bioma amazônico

O desempenho e a evolução da integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) na Fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte (MT), serão apresentados neste sábado, dia 6 de abril, em um Dia de Campo promovido pela Embrapa e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso – FAMATO. A propriedade está localizada no bioma amazônico e há cinco anos trabalha com sistemas integrados de produção, sendo uma das Unidades de Referência Tecnológica acompanhadas pela Embrapa em Mato Grosso.

Em uma aérea de pouco mais de 100 hectares, estão instalados sistemas iLPF com diferentes configurações e com quatro espécies florestais distintas: eucalipto, pinho cuiabano, teca e pau de balsa. Atualmente o sistema encontra-se na fase da pecuária, com animais das raças nelore e rubia gallega.

Durante o “7º Dia de Campo do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Bioma Amazônico”, os participantes poderão conhecer a área onde os sistemas foram instalados e acompanhar palestras sobre condução, manejo e desafios de cada componente do sistema, bem como ver alguns dos resultados obtidos até o momento.

O evento é destinado a técnicos, produtores, estudantes e profissionais ligados ao setor agropecuário. As inscrições são gratuitas e serão feitas na Fazenda Gamada, a partir das 7h15.

Programação
A programação deste 7º dia de campo da iLPF na fazenda Gamada contará com palestras em uma estação de abertura e com um circuito de estações técnicas montadas no campo, em meio aos sistemas integrados.

Após a abertura, feita pelo proprietário da fazenda Gamada, Mario Wolf, o economista do Imea Daniel Latorraca apresentará uma análise da safra 2012/2013 para as culturas de soja e milho. Na sequência, o professor da Unemat Wander Prado falará sobre gerenciamento da empresa rural e o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão Flávio Wruck fará um apanhado sobre os sistemas iLPF implantados no local.

No circuito de campo, serão quatro estações, sendo uma delas com discussões sobre solos, outra sobre nutrição animal e as outras duas sobre o componente florestal.

Na estação sobre solos os professores da UFMT Anderson Lange e Daniela Campos apresentarão respectivamente a evolução da fertilidade do solo na iLPF e a dinâmica dos micro-organismos no solo na iLPF.

As estratégias de suplementação de bovinos de corte em sistema de pastejo e o as primeiras impressões sobre o desempenho das forrageiras sob diferentes arranjos florestais serão abordadas na estação da pecuária pelo zootecnista da Fortuna Nutrição Animal Thiago Prado e pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Bruno Pedreira.

Na terceira estação, o também pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Rafael Pitta falará sobre os insetos-praga do pinho cuiabano, enquanto o desempenho das espécies florestais na iLPF será apresentado pelo professor da UFMT Pastor Mojena e pela estudante de engenharia florestal Rosane Oliveira.

A condução do componente florestal na iLPF será tema da palestra do professor da Unemat Rubens Neto na quarta estação, que ainda contará com uma apresentação sobre a situação atual e as perspectivas futuras para a utilização do pau de balsa na serraria de laminação na região do Portal da Amazônia. Este tema será apresentado pela presidente da Cooperativa dos Produtores de Pau de Balsa de Mato Grosso, Elisete Pinheiro e pelo engenheiro agrônomo da prefeitura de Guarantã do Norte, Júlio Santin.

Após o circuito de estações de campo haverá uma confraternização entre os participantes.

O 7º Dia de Campo do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Bioma Amazônico é uma realização da parceria Embrapa, FAMATO, Fazenda Gamada e Fortuna Nutrição Animal.

Serviço:
7º Dia de Campo do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Bioma Amazônico
06 de abril de 2013, às 7h15
Fazenda Gamada, Rodovia MT 320, Km 105, Nova Canaã do Norte (Proprietário Mario Wolf)
Inscrições gratuitas e feitas na hora e local do evento

Fonte: ABC Capacitação

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Veja também

Materiais Ricos
28 de julho
E-book – Inovação
Baixe nosso E-book e descubra como utilizar a tecnologia para um crescimento lucrativo e sustentável …
Saiba mais
Cases
1 de julho
Ganho de carcaça de 6,41 em arrobas produzidas na Fazenda Polizel
Resultado: Ganho de carcaça de 6,41 em arrobas produzidas. Solução: Fortumix Mais Confinamento e Fortumix …
Saiba mais

Nova canaã

Conhecemos os desafios do campo porque também somos produtores. Especializados em nutrir seu rebanho com muita tecnologia, inovação e produtos de alta qualidade.

Nossa Fábrica

Rodovia MT 320, km 193
Nova Canaã do Norte – MT
CEP 78515-000

(66) 3551-1280

Contato

nas redes