Seja bem vindo!

Nova Canaã

Home
Fique por Dentro

# Manejo Nutricional na Desmama

POR: Fortuna Nutrição Animal

Entende-se por desmame, o processo de separação do bezerro de sua mãe, uma vez que a sua capacidade de consumo de forragem, ou suplemento, já tenha sido atingida. Dentre os objetivos deste manejo estão a preparação do bezerro para o início da recria, bem como a recuperação da condição corporal da matriz.


Tradicionalmente, maior parte dos rebanhos comerciais utilizam a desmama convencional e tardia, que impacta negativamente no desempenho reprodutivo das vacas e aumento no período de recria dos animais.


Apesar de ser um período de grande estresse tanto para os bezerros, quanto para as vacas, o comportamento dos animais na fase de desmame é previsível e já conhecido. Ambos tendem a vocalizar alto e por longos períodos, de maneira a chamarem um ao outro e movimentando-se sobre toda a área. Este comportamento faz com que os animais passem menos tempo pastejando, ruminando e consequentemente, descansando, o que pode influenciar negativamente em seu desempenho e bem-estar.


Além da separação do bezerro, o estresse das vacas está relacionado a formação de novos lotes, mudanças de pasto, transporte para outras propriedades, manejos adicionais (vacinação, identificação, por exemplo) e o início da estação de monta. Já para os bezerros, a inserção em novos lotes, inclusão de um alimento novo e manejo até então desconhecido, podem provocar queda na imunidade e outros distúrbios relacionados ao estresse prolongado.


É necessário atentar-se ao estado nutricional dos animais desmamados e das matrizes nestas situações, já que a perda de peso das vacas durante a amamentação pode levar a um retorno ao cio tardiamente, e com isso, aumentar o intervalo entre partos do rebanho. Os bezerros precisam de observação durante a adaptação ao novo alimento concentrado, que deverá ser incluído com o intuito de atender as exigências nutricionais da categoria, bem como intensificar a recria na propriedade.


Para ambas as categorias, é essencial o fornecimento de uma dieta balanceada em micro minerais, pois estes influenciam diretamente no sistema imunológico dos animais, além de serem importantes na formação dos tecidos musculares (carne) e órgãos, desde a fase embrionária, até a fase adulta. Com sistemas imunológicos bem desenvolvidos e atuantes, espera-se um melhor desempenho de bezerros desmamados, especialmente os nascidos fracos, deixando-os menos suscetíveis a doenças.


Os casos de estresses subclínicos para as vacas de cria resultam em deficiência nutricional e também predispõe os bezerros a uma deficiência mineral congênita, nascendo animais fracos, de baixo desempenho ao longo da vida, baixa imunidade, pêlos opacos e arrepiados.


Potássio, Sódio, Magnésio, Zinco e Cromo, são minerais envolvidos nos sistemas muscular, imunológico e reprodutivo, complementando o metabolismo e por isso, atuando de forma efetiva em períodos de estresse para os animais, como o desmame.


Além disso, o Cromo é um nutriente especialmente importante na regulação do estresse dos animais. A inclusão desse nutriente na dieta, atua reduzindo o estresse causado pelos manejos relacionados ao período de desmame, como: transporte, alta temperatura ambiente, castração e a própria apartação do bezerro de sua mãe. A presença balanceada de Cromo na dieta tanto dos bezerros, quantos das matrizes, garante desempenhos satisfatórios na produção de carne e leite, sem falhas na reprodução das fêmeas na próxima estação de monta.

A Fortuna possui soluções desenvolvidas especialmente para esses períodos de estresse dos animais. Nossas formulações são feitas para atender às necessidades nutricionais da fase de desmame criteriosamente. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais como aumentar o desempenho de suas matrizes e animais de desmame!

Clique aqui e conheça nossos produtos.

Fonte: Assessoria Fortuna Nutrição Animal

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Veja também

Blog
7 de julho
Check list para o pré-confinamento da sua propriedade
O confinamento, assim como todo o empreendimento, possui desafios e está sujeito a falhas no …
Saiba mais
Blog
2 de março
# 5 coisas que você precisa saber sobre a arroba do boi
Aprenda a calcular corretamente a arroba do boi e obtenha informações essenciais para te ajudar …
Saiba mais