Seja bem vindo!

Nova Canaã

Home
Fique por Dentro

Por que suplementar ruminantes/bovinos de corte o ano todo?

POR: Fortuna Nutrição Animal

A maior parte do nosso rebanho brasileiro está em regiões de pastagens com carência de nutrientes em diferentes níveis. Por isto, para garantir uma melhor eficiência na produção dos animais é necessária uma suplementação estratégica, baseada em proteinados, proteico-energéticos e minerais.

Os resultados alcançados a médio e longo prazo, além do aumento de produtividade fazem com que a atividade seja rentável. Considerando um mercado cada vez mais competitivo e com recursos cada vez mais escassos, o aprimoramento e especialização de técnicas e processos mais produtivos se fazem prioritários.

As diferentes épocas do ano (seca e águas) exigem planejamentos nutricionais diferentes, sempre com o objetivo de extrair o máximo de produtividade em cada estação. Durante a seca, os pecuaristas costumam utilizar ferramentas nutricionais para mantença dos animais, mas o grande segredo para o sucesso da produção é a suplementação nas águas.

Isto se dá porque é o momento onde o pecuarista tem a possibilidade de extrair máximo ganho de peso de seu rebanho com um custo com suplementação menor. A rapidez na engorda e terminação, técnicas de confinamento e uma boa administração dos custos são pontos determinantes para a redução da idade ao abate, já que até 70% dos custos totais de uma propriedade podem vir da nutrição.

Confira as dicas importantes do gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fortuna, Thiago Prado, para a máxima produção do seu rebanho:

  • Treine com frequência seus funcionários direcionando para uma produtividade mais eficaz;
  • Utilize de forma consciente todos os seus recursos, fazendo valer o dinheiro investido na fazenda com o objetivo de gerar receita sempre;
  • Cuide bem de suas pastagens, pois elas são a base da alimentação dos animais (muitas folhas sempre e nunca deixe sobrar nem faltar capim);
  • Invista no bem estar dos animais realizando um bom manejo do rebanho, sempre atento as estruturas da fazenda, curral, cocho etc.
  • Faça um bom manejo nutricional, sempre utilizando produtos adequados as diferentes fases da vida de seu rebanho e às épocas do ano.
  • Utilize produtos sempre com máxima tecnologia, compatível com sua estrutura.
  • Tenha sempre o apoio de especialistas para realizar o protocolo nutricional dos animais.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Veja também

Blog
7 de julho
Check list para o pré-confinamento da sua propriedade
O confinamento, assim como todo o empreendimento, possui desafios e está sujeito a falhas no …
Saiba mais
Blog
2 de março
# Manejo Nutricional na Desmama
Entende-se por desmame, o processo de separação do bezerro de sua mãe, uma vez que …
Saiba mais